sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Calcular o mdc com o Algoritmo de Euclides


O máximo divisor comum (mdc), é o maior número que consegue dividir dois ou mais dados números. Para calcular o máximo divisor comum há várias formas, nomeadamente por comparação do conjunto de divisores de cada um dos números ou por decomposição em fatores primos. Para saberes mais sobre este último método confere o artigo "Como calcular o mdc".
 
Contudo, há um outro método que pode ser bastante útil em certos casos, especialmente quando são números grandes: o algoritmo de Euclides. De seguida podes aprender, passo a passo, como usar este método.
 
 
Algoritmo de Euclides - passo a passo

calcular mdcPara calcular o máximo divisor comum entre dois números usando o algoritmo de Euclides começamos por fazer a divisão inteira entre esses dois números. No exemplo dado, entre 512 e 26.

Após fazer a divisão inteira, se o resto for diferente de zero, voltamos a fazer uma nova divisão inteira, desta vez dividindo o divisor pelo resto da primeira divisão.

Devem fazer-se divisões inteiras consecutivas seguindo esta regra até se atingir resto zero. Quando isso ocorrer, o último divisor será o máximo divisor comum. 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.