sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O que é um algoritmo


Muitas vezes associado à programação computacional, na realidade a palavra algoritmo não é nada mais que um conjunto de passos definidos necessários para resolver uma tarefa. De seguida podes ficar a saber o que é um algoritmo, e conhecer os algoritmos mais básicos e conhecidos da Matemática. 



O que é um algoritmo?

De uma forma simples um algoritmo é uma "receita" que se deve seguir de modo a conseguir resolver uma tarefa. No dia a dia existem muitos algoritmos já enraizados na sua cabeça que lhe permitem realizar um grande conjunto de tarefas. Por exemplo, quando tem de abrir uma porta, na sua cabeça todos os passos estão já definidos:

1º passo - tirar a chave
2º passo - colocar a chave na fechadura
3º passo - rodar a chave
4º passo - rodar a maçaneta e puxar a porta

Na sua essência, este conjunto de passos é um algoritmo, já que terá de os seguir sempre para abrir uma porta fechada à chave com maçaneta.

Na Matemática, logo desde muito cedo os alunos aprendem alguns algoritmos básicos, como o da adição, o da subtração, o da multiplicação e da divisão. Aquilo que as crianças chamam de "contas em pé", não são nada mais que métodos, com um passo a passo definido, para descobrir o resultado de uma determinada operação.

Na Matemática existem inúmeros algoritmos, dos mais simples aos mais complexos, que permitem dessa forma descobrir um determinado resultado de uma forma relativamente fácil, já que basta seguir os passos definidos nesse método.


  • Alguns exemplos de algoritmos utilizados nas aulas de Matemática:


Algoritmo da divisão - passo a passo
Algoritmo da multiplicação - passo a passo
Como calcular expressões numéricas
Como calcular o mdc
Como calcular o mmc

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.