terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como converter um numeral misto numa fração e uma fração imprópria em numeral misto


Um numeral misto é uma representação de um número racional, numa soma da sua parte inteira com a sua parte fracionária. Ou seja, é uma outra forma de representar uma fração imprópria. No entanto, se o numeral misto é uma forma prática de representação de uma fração imprópria, se tiver que a utilizar nalgum cálculo, é necessário que saibas convertê-lo numa fração. De seguida podes aprender como converter um numeral misto numa fração imprópria, e uma fração imprópria num numeral misto.


O que é um numeral misto

Como explicámos em cima, um numeral misto é uma forma de representar uma fração imprópria. Mas sabes o que significa fração imprópria? É uma fração que representa um valor superior a um, ou seja, em que o numerador é maior que o denominador. Por exemplo, 7/5. Já uma fração que represente um número inferior a 1 denomina-se de fração própria. Por exemplo, 3/4. 

Pegando no exemplo dado de fração imprópria, 7/5, explicaremos como passares para um numeral misto:

como converter um numeral misto numa fração

O 1 representa a parte inteira e 2/5 a parte fracionária.


Como converter um numeral misto numa fração

Para passar um numeral misto para a forma de fração, terás de multiplicar a parte inteira pelo denominador, e de seguida, adicionar o numerador. O valor que der será o numerador da fração. Quanto ao denominador, mantém-se igual ao denominador no numeral misto. Atenção: a parte fracionária num numeral misto tem de ser sempre uma fração própria.Verifica o exemplo dado:



Como converter uma fração imprópria num numeral misto

Antes de mais, uma fração imprópria é uma fração cujo numerador é maior que o denominador, ou seja, representa um número maior que a unidade. Para passar uma fração imprópria para a forma de numeral misto tens que fazer a divisão inteira entre o numerador e o denominador. Depois, o quociente será o número inteiro, o divisor o denominador e o resto o numerador. Verifica o exemplo dado.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.