sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

História da Matemática: origem do "grau"


Quando se mede um ângulo, a unidade de medida utilizada é o grau. Por essa razão dizemos que um ângulo tem 51º, ou 180º? Mas sabes por que razão os valores são estes? De onde surgiu esta unidade de medida? Qual a origem do grau?



Tal como em muitos outros assuntos na Matemática, também o grau tem uma origem longínqua, que remonta ao ano de 4000 a.C. Nesta época, civilizações avançadas como o eram os árabes e os egípcios, procuravam definir um calendário. Nessa altura, muito antes de Copérnico chegar à conclusão que a Terra girava à volta do Sol, acreditava-se que o Sol demorava 360 dias a fazer uma órbita completa à volta do planeta Terra. Assim, como essa órbita seria uma circunferência em torno da Terra, cada dia que passava o Sol andava um arco que correspondia a 1/360 dessa circunferência. Este ângulo ficou assim definido como a unidade de medida, ficando com o nome de grau. 

História da Matemática: origem do "grau"


Mais tarde descobriu-se que afinal era a Terra que gira à volta do Sol, e que o período que uma órbita completa demora é afinal 365 dias (366 em anos bissextos). Contudo, a unidade de medida para a medição de ângulos manteve-se, tendo ficado convencionado que um arco de uma circunferência mede 1º (um grau), quando este arco corresponde a 1/360 dessa circunferência. 


Na zona do atual Iraque, os sábios da altura chegaram à mesma conclusão, mas através da divisão de uma circunferência nos 12 signos. Sabe mais AQUI.

Para conheceres mais curiosidades matemáticas, clica AQUI.

1 comentário:

  1. As aulas de Matemática sempre ficam mais ricas quando introduzimos um pouco de história e dos porquês, geralmente não entendidos por nossos alunos.

    Nossos alunos são curiosos, o que acontece muitas vezes é que os professores não se importam com essa curiosidade.

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.