Quando se mede um ângulo, a unidade de medida utilizada é o grau. Por essa razão dizemos que um ângulo tem 51º, ou 180º? Mas sabes por que razão os valores são estes? De onde surgiu esta unidade de medida? Qual a origem do grau?
Tal como em muitos outros assuntos na Matemática, também o grau tem uma origem longínqua, que remonta ao ano de 4000 a.C. Nesta época, civilizações avançadas como o eram os árabes e os egípcios, procuravam definir um calendário. Nessa altura, muito antes de Copérnico chegar à conclusão que a Terra girava à volta do Sol, acreditava-se que o Sol demorava 360 dias a fazer uma órbita completa à volta do planeta Terra. Assim, como essa órbita seria uma circunferência em torno da Terra, cada dia que passava o Sol andava um arco que correspondia a 1/360 dessa circunferência. Este ângulo ficou assim definido como a unidade de medida, ficando com o nome de grau.
Mais tarde descobriu-se que afinal era a Terra que gira à volta do Sol, e que o período que uma órbita completa demora é afinal 365 dias (366 em anos bissextos). Contudo, a unidade de medida para a medição de ângulos manteve-se, tendo ficado convencionado que um arco de uma circunferência mede 1º (um grau), quando este arco corresponde a 1/360 dessa circunferência.
Na zona do atual Iraque, os sábios da altura chegaram à mesma conclusão, mas através da divisão de uma circunferência nos 12 signos. Sabe mais AQUI.
Para conheceres mais curiosidades matemáticas, clica AQUI.
As aulas de Matemática sempre ficam mais ricas quando introduzimos um pouco de história e dos porquês, geralmente não entendidos por nossos alunos.
ResponderEliminarNossos alunos são curiosos, o que acontece muitas vezes é que os professores não se importam com essa curiosidade.
Um abraço!