Uma isometria é uma transformação geométrica na qual uma figura se transforma noutra congruente (com tamanho, forma e ângulos iguais). Assim, duas figuras que sejam geometricamente iguais denominam-se de isométricas. Existem três tipos de isometrias: a rotação, a reflexão e a translação. Em baixo podes saber mais sobre o que é uma translação e quais as suas propriedades.
O que é uma translação
A translação é uma isometria que se caracteriza pelo deslocamento de uma figura de acordo com uma direção, sentido e comprimento, produzindo uma figura geometricamente igual. Assim, de acordo com o exemplo dado, a figura A' resulta de uma translação da figura A, segundo o vetor v.
Propriedades da translação
- numa translação, a figura transformada é geometricamente igual à original;
- todos os pontos da figura original são deslocadas da mesma forma;
- todos os segmentos de reta que formam a figura original são transformados sem segmentos de reta paralelos e com o mesmo comprimento.
Como fazer uma translação - passo a passo
Para fazeres uma translação vais necessitar de régua, esquadro e compasso.
- Passo 1 - Deves começar por fazer retas paralelas ao vetor dado, a partir de cada um dos pontos da figura (aprende AQUI a fazer retas paralelas).
- Passo 2 - De seguida, deves abrir o compasso com um comprimento igual à do vetor.
- Passo 3 - Utilizando o compasso com a abertura igual à do vetor, deves marcar essa distância em cada uma das retas desenhadas, a partir de cada um dos pontos da figura original. Encontras assim os pontos transformados por translação de cada um dos pontos originais.
- Passo 4 - Une os pontos transformados.
Vê o seguinte vídeo para perceberes melhor este passo a passo:
VAleu,Ana.Adorei essa informação.Fico grato.
ResponderEliminar