A multiplicação é uma operação onde os alunos apresentam algumas dificuldades. O seu algoritmo (método para realizar a operação) implica vários passos, e como tal, requer treino para se conseguir aplicar corretamente. De seguida iremos explicar passo a passo, com imagens, como realizar uma multiplicação.
Mas antes de passarmos à explicação sobre como fazer "contas" de multiplicar, é importante saber os elementos de uma multiplicação, já que iremos usar essas palavras durante o tutorial.
No exemplo dado, 115 é o produto dos fatores 23 e 5.
Como fazer "contas" de multiplicar
Antes de iniciarmos a explicação sobre como fazer contas de multiplicar, é importante que saibas bem a tabuada. Sem a saberes de cor, será difícil realizar estes cálculos corretamente.
- Passo 1
- Passo 2
De seguida, volta-se a multiplicar o último algarismo do fator que está em baixo, mas agora pelo penúltimo algarismo do fator que está em cima. Coloca-se o algarismo das unidades do resultado desse produto a seguir, como mostra a figura. Quando o produto é um número maior que 9, o algarismo das dezenas é somado ao produto seguinte. No exemplo dado, 3 x 4 = 12, ora, coloca-se o 2 a seguir ao 6, guardando-se o 1 para somar no produto seguinte.
- Passo 3
Multiplica-se o último algarismo do fator que está em baixo, mas agora pelo antepenúltimo algarismo do fator que está em cima. Como este é o último produto utilizando-se o último algarismo do fator que está em baixo, coloca-se o produto inteiro junto aos resultados anteriores. No exemplo dado, 3 x 2 = 6, ao que se soma o 1 que vinha do passo anterior.
- Passo 4
Faz-se exatamente como nos passos anteriores. Contudo, o algarismo do produto de 9 por 2 coloca-se por baixo do 9, como está na figura.
- Passo 5
- Passo 6
- Passo 7
Depois de realizados todas as multiplicações entre os algarismos dos dois fatores, basta somar, tal como está na figura.
sou um burro dos grandes entendi neium c.
ResponderEliminar