terça-feira, 10 de junho de 2014

Regras básicas do Xadrez


foto de Jeff Dahl

O xadrez é um jogo com dois jogadores, e que se desenrola num tabuleiro quadrado com 8 casas em cada lado. O tabuleiro tem assim 64 casas, 32 brancas e 32 pretas. Cada jogador inicia com 16 peças (um rei, uma dama, dois bispos, dois cavalos, duas torres e oito peões). O conjunto de peças de cada jogador tem uma cor diferente, havendo assim um conjunto de peças pretas e um conjunto de peças brancas. O objetivo máximo deste jogo é capturar o rei adversário, fazendo cheque-mate.

O posicionamento inicial no xadrez é o seguinte:


Primeira linha, da direita para a esquerda: Torre, Cavalo, Bispo, Rei, Dama, Bispo, Cavalo, Torre. O Rei branco fica em casa preta, e o Rei preto fica em casa branca. A segunda linha é composta pelos oito peões.

Para começar o jogo, o jogador com as peças brancas faz a primeira jogada. Os jogadores movimentam as suas peças alternadamente. Cada peça tem um movimento diferente, e cada jogador tem de respeitar esses movimentos. Sempre que capturar uma peça adversária (não obrigatório), essa peça é retirada do tabuleiro. Quando captura uma peça, a sua peça fica no lugar da peça que sai do jogo. Quando coloca o rei em situação de cheque-mate, ou se chega a um empate, o jogo termina. De seguida vamos explicar o movimento de cada peça.


Regras básicas do xadrez - movimentos


Antes de abordarmos os movimentos de cada peça, é fundamental conheceres cada uma das peças do xadrez.

Rei,   Dama,   Bispo,   Torre,   Cavalo  e  Peão

  • Rei

O rei pode mover-se para qualquer casa que esteja a tocar na casa onde se encontra. Assim, o Rei pode mover-se uma casa na vertical, na horizontal ou na diagonal. O Rei nunca se pode colocar em posição de xeque. Quando não o consegue evitar, é uma situação de xeque-mate e perde.

  • Dama

A Dama pode mover-se na horizontal, vertical ou diagonal. O número de casas depende das peças que se encontrem no tabuleiro, já que não pode passar por cima delas. 

  • Bispo

O Bispo pode mover-se apenas na diagonal. O número de casas depende das peças que se encontrem no tabuleiro, já que não pode passar por cima delas. 

  • Cavalo

O Cavalo é a única peça que pode passar por cima das outras peças. O seu movimento é em L, andado uma casa na horizontal ou na vertical, e mais uma na diagonal. Na seguinte imagem podes ver os movimentos possíveis do cavalo numa dada posição.



  • Torre

A Torre move-se na horizontal e na vertical. O número de casas depende das peças que se encontrem no tabuleiro, já que não pode passar por cima delas. 

  • Peão

O peão move-se normalmente uma casa na vertical, e apenas para a frente. Contudo, há situações onde o movimento do peão é diferente. Por exemplo, para capturar uma peça, apenas pode fazê-lo andando uma casa da diagonal em frente. Outro movimento diferente é quando se encontra na sua casa de partida, já que no seu primeiro movimento pode andar duas casas para a frente.


Regras básicas do xadrez – movimentos especiais

  • Roque

O roque é um movimento onde se pretende defender o Rei. Neste movimento, o rei move-se duas casas para o lado, e a Torre move-se também, passando por cima do Rei e ficando ao seu lado. Apenas se pode fazer este movimento caso as casas entre o Rei e a Torre estejam vazias, e se o rei não estiver em cheque. Além disso, o Rei e a Torre que for usada para fazer o roque não podem ter ainda sido movidos. Este movimento pode ser feito para o lado direito ou esquerdo, existindo o roque pequeno e o roque grande.

  • Promover peão

Caso um peão consiga chegar à última casa, este é promovido, sendo substituído por uma peça à escolha, à exceção do Rei.

  • Tomar na passagem

Este movimento apenas funciona quando um peão iniciou com um avanço de duas casas, e simultaneamente, o peão adversário encontra-se na posição de ataque à casa que por onde o outro peão passou. Neste caso, o peão adversário pode capturar o outro movendo-se para a casa de passagem. Este movimento apenas pode ocorrer na jogada seguinte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.