terça-feira, 20 de maio de 2014

Dicas para ajudar o filho a estudar Matemática


Se você é pai, mãe ou um irmão mais velho, e quer ajudar o seu filho a ter sucesso na disciplina de Matemática, então há um conjunto de dicas importantes que deve seguir.



Dicas para ajudar o filho a estudar matemática


  • Interesse pela aprendizagem do seu filho
Acompanhar e ter algum conhecimento dos conteúdos que o seu filho está a aprender é importante, tanto para auxiliar no seu estudo, bem como para conseguir dar sugestões de problemas do quotidiano para praticar.

  • Matemática é “fixe”
Um dos grandes problemas é a ideia de que a Matemática é chata e sem interesse. Reforce a ideia de que a Matemática é muito interessante e que vale a pena o esforço.

  • Decorar não!
Matemática é acima de tudo raciocínio. Por isso, não estimule o seu filho a decorar a matéria, mas sim a percebê-la e a praticá-la. No entanto, como em tudo, há situações onde decorar é importante. Por exemplo, a tabuada é uma ferramenta essencial para se conseguir evoluir.

  • Dê reforço positivo
Nem todas as crianças evoluem da mesma forma, ou têm  a mesma capacidade para conseguir ter o mesmo sucesso. No entanto, o mais importante é que todos evoluam. Para isso é necessário que reforce positivamente sempre que ele atingir uma determinada meta.

  • Autonomia
Ajudar o seu filho a estudar não significa sempre sentar-se com ele e auxilia-lo nos seus exercícios. Na maioria das vezes, basta dar-lhe as ferramentas necessárias para ele conseguir ser autónomo e conseguir estudar sozinho. Para isso, ele deve aplicar o método de estudo que explico aqui.

  • Aprender com os erros
O erro é uma das ferramentas mais importantes para evoluir na Matemática. Se verificar algum erro nas respostas do seu filho, não o corrija: chame a atenção para a existência de um erro para ser ele a encontrar a resposta correta sozinho.

  • Reforçar as bases
Em Matemática, nada se perde. Esta é uma disciplina acumulativa, e como tal, tudo o que está para trás é importante para as aprendizagens futuras. Assim, deve pedir ao seu filho para estudar regularmente outras matérias anteriores, especialmente se estiverem relacionadas com as matérias que está a aprender no momento.

  • Estimule o seu filho
Há muitos jogos e livros relacionados com Matemática, onde é possível o seu filho ter uma relação um pouco mais descontraída e divertida com esta disciplina, que o ajudará a aumentar o seu interesse, e claro, a sua capacidade de aprender coisas novas.


Se o seu filho sentir dificuldades, e mesmo o trabalho em casa não for o suficiente para o seu filho ultrapassar essasa dificuldades, então deve colocar a hipótese de contratar um explicador. Seja explicações físicas ou online, há várias opções interessantes para ajudar o seu filho a estudar Matemática. 



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.