terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Regra de três simples - como fazer


Neste texto iremos explicar como usar a regra de três simples e a propriedade fundamental das proporções. 

Considera a seguinte situação:

"O João quer fazer um bolo, e a receita diz que devem ser usados 5 ovos, 200g de açúcar, 150g de farinha e 1 litro de leite. Contudo, o João tem apenas 3 ovos. Como pode ele saber qual a quantidade que tem de usar nos restantes ingredientes, de forma a manter a receita?"

Para resolver este problema, o João pode usar dois métodos: a propriedade fundamental das proporções ou a regra de três simples. De seguida podes ver como funciona cada uma delas, dando como exemplo a quantidade de açúcar necessária.


Usando a propriedade fundamental das proporções, igualamos a razão entre o número de ovos e a quantidade de açúcar. Como numa proporção o produto dos extremos é igual ao produto dos meios, temos o seguinte:


Propriedade fundamental das proporções


Usando a regra de três simples, dizemos que 5 ovos está para 200 gramas, assim como 3 ovos estará para... Depois basta fazer como na proporção. 

regra de três simples

Respondendo à questão, se o João tiver apenas 3 ovos, deve usar 120g de açúcar. 


É importante referir que tanto a propriedade fundamental das proporções, como a regra de três simples, apenas podem ser usadas em situações onde exista proporcionalidade.  

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.