terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Máquina de calcular o mmc e o mdc


Hoje vamos ensinar como fazer uma máquina de calcular o mínimo múltiplo comum (mmc) e o máximo divisor comum (mdc), através de uma folha de cálculo (por exemplo, no Excel). Com esta máquina de calcular, terás uma forma prática e rápida de saberes o mmc e o mdc entre dois ou mais números, o que te pode ajudar quando estiveres a estudar matemática.


Como fazer uma máquina de calcular o mmc e o mdc passo a passo


Passo 1: Depois de abrires a folha de cálculo, escreve nas células A1 e A2 a palavra "Número". Se quiseres fazer uma máquina de calcular o mmc e mdc entre 3 números, deves colocar em três células, e por aí adiante.



Passo 2: Na célula A4 escreve a palavra MMC e na célula A5 a palavra MDC



Passo 3: Na célula B4 escreve a fórmula do mínimo múltiplo comum =MMC(A1:A2) Se estiveres a fazer uma maquina de calcular o mmc de mais números, dentro de parênteses terás de colocar as células correspondentes a esses números.



Passo 4: Na célula B5 escreve a fórmula do mínimo múltiplo comum =MDC(A1:A2) Se estiveres a fazer uma maquina de calcular o mdc de mais números, dentro de parênteses terás de colocar as células correspondentes a esses números.



Passo 5: Com a opção de preenchimento, dá alguma cor a cada célula, para a tua máquina de calcular mmc e mdc ficar mais bonita.



Passo 6: A tua máquina está pronta, e é altura de a experimentar. 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.