sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Como fazer adição e subtração de frações


Fazer a adição e subtração de frações não é tão simples como adicionar ou subtrair numerais decimais. De seguida mostraremos como adicionar e subtrair frações, passo a passo. Mas antes de o fazer, é importante conhecer os termos específicos de uma fração.



Adição e subtração de frações - passo a passo (acompanha o raciocínio com a imagem)


  • 1º Passo


Para poder somar e subtrair frações, é necessário que o denominador esteja igual em todas as frações. Assim, é necessário descobrir um múltiplo comum aos vários denominadores. Deve sempre usar-se o múltiplo comum menor, ou seja, o mínimo múltiplo comum. Existem várias formas de descobrir esse número:

- escrever os múltiplos de cada número, comparar e verificar qual o número menor (diferente de zero) comum a ambos;
- em último caso, podes multiplicar os denominadores, pois o seu produto é múltiplo de ambos.


  • 2º Passo


como somar fraçõesDepois de descobrires um múltiplo em comum, tens de pensar qual o número que multiplicado pelo denominador dará esse múltiplo. Assim, e olhando para o nosso exemplo, qual o número que multiplicado por 6 dá 24. E qual o número que multiplicado por 8 dá 24. 6 x 3 = 24 e 8 x 3 = 24. 


  • 3º Passo


Multiplicar o numerador e o denominador de cada fração pelo número descoberto no passo anterior.



  • 4º Passo


Depois de teres os denominadores iguais, basta somar os numeradores, mantendo os denominadores. Os denominadores não se somam!



  • 5º Passo


Deves colocar sempre o resultado sob a forma de uma fração irredutível, ou seja, simplificada. Para isso, tens de descobrir um número que divida tanto o numerador, como o denominador.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.