quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como colocar a vírgula no quociente


Existem três hipóteses para colocar a vírgula no quociente: se apenas existirem casas decimais no dividendo, no divisor ou em ambos. De seguida explicamos como proceder em cada um dos casos.


1 - Assim, se apenas existirem casas decimais no dividendo, anda-se esse número de casas decimais, da direita para a esquerda, no quociente.


2 - Se apenas existirem casas decimais no divisor, então adicionam-se esse número de zeros no quociente.


3 - Se existirem casas decimais no dividendo e no divisor, faz-se o seguinte:

       a) se houver mais casas decimais no dividendo que no divisor, faz-se a diferença e coloca-se esse número de casas decimais no quociente.

         b) se houver mais casas decimais no divisor que no dividendo, faz-se a diferença e acrescenta-se esse número de zeros ao quociente.


         c) se houver igual número de casas decimais no dividendo e no divisor, então o quociente permanece igual.

28 comentários:

  1. Esto no quinto ano vai ave prova para me hj e eu não vou consigui grava 😵😵😱:-\ :'( ajuda eu preciso de ajuda???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprenda portugues primeiro, beijinhos de luz.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Luana não desista de aprender, essas pessoas que estão brincando com o seu jeito ainda de escrever tenho certeza que são piorores que você. Força e fé.

      Eliminar
    5. masgent pra quê tanto ódio nesse coraçãozinho? Aushshshhshs

      Eliminar
  2. esquece a matemática... o teu mal é o português!

    ResponderEliminar
  3. gostei da aula,simples e eficaz,parabéns!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá!? Gostaria de tirar uma dúvida. Minha filha está no 2° ano. Como devo ensina-la a fazer esse problema. Em um supermercado, 10 tampas de refrigerante de 2 litros podem ser trocadas por um brinquedo. Miraci levou 58 dessas tampas para trocar. Quantos brinquedos ela recebeu? Sobraram tampas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estando no segundo ano ainda é cedo para usar o algoritmo da divisão. O meu conselho é que explique fazendo grupos de 10 tampas, para mostrar o número de brinquedos que recebe. As tampas que restarem é o número que sobra. Assim, terá 5 grupos de 10, sobrando 8.

      Eliminar
  5. Olá!? Gostaria de tirar uma dúvida. Minha filha está no 2° ano. Como devo ensina-la a fazer esse problema. Em um supermercado, 10 tampas de refrigerante de 2 litros podem ser trocadas por um brinquedo. Miraci levou 58 dessas tampas para trocar. Quantos brinquedos ela recebeu? Sobraram tampas?

    ResponderEliminar
  6. Olá!? Gostaria de tirar uma dúvida. Minha filha está no 2° ano. Como devo ensina-la a fazer esse problema. Em um supermercado, 10 tampas de refrigerante de 2 litros podem ser trocadas por um brinquedo. Miraci levou 58 dessas tampas para trocar. Quantos brinquedos ela recebeu? Sobraram tampas?

    ResponderEliminar
  7. Arrependo-me amargamente do uso excessivo da maquina de calcular que fiz nos últimos 6 anos. Primeiro maquinas cientificas depois gráficas, agora cheguei a universidade onde a maquina é proibida em calculo e estou a contar pelos dedos e a pesquisar como se fazem contas de dividir manualmente...Deprimente.

    ResponderEliminar
  8. Achei legal, mas inda prefiro andar com a virgula (do dividendo e/ou divisor) de forma que o número (divisor) fique inteiro, antes do calculo, q no final a virgula vai aparecer no quociente quase q naturalmente, sem precisar gravar essas regras. Mas, parabéns por prestar esse serviço.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. e quando sobra anlgum numero por ex:
    168:6


    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.