terça-feira, 29 de outubro de 2013

Conjunto numéricos


Na Matemática, para mais facilmente se organizar o estudo dos números, foi necessário fazer grupos. Em cada grupo juntaram-se os números que tinham as mesmas características. Ao longo da história, os conjuntos numéricos foram evoluindo, até chegarmos à organização atual dos números. Na imagem apresentada em baixo podemos ver os conjunto numéricos atualmente existentes. Deixámos de fora propositadamente os números complexos e outros ainda mais complicados.

Conjunto numéricos


Números naturais - N

Os números naturais são aqueles que podem representar algo na Natureza. Assim, consideram-se números naturais todos os números inteiros maiores que zero. N = {1, 2, 3, 4, 5, ...}

Existe ainda um grupo de números naturais, mas já abrangendo o zero.


Números inteiros - Z

Os números inteiros abrangem todos os números naturais, o zero, e ainda os opostos dos números naturais. Assim, Z = {... -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5...}


Números racionais - Q

Os números racionais abrangem os números inteiros (exemplo: -6) e os decimais, finitos (exemplo: 2,493) e infinitos com dízima periódica (exemplo: 0,456456456...) Os números racionais podem ser representados por uma fração. Daí também serem chamados de números fracionários.


Números Irracionais - I

este conjunto é formado por números decimais infinitos, com uma dízima não periódica. Como exemplos, podemos ter o 0, 428465242..., ou então o Pi (3,1415926...).


Números reais - R

Os números reais é o conjunto de abrange todos os números dos conjunto numéricos atrás referidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ajude-nos a divulgar o nosso blog. Clique no botão abaixo.